Vinhos

Alvarelhão: a casta ancestral que renasce em Monção

O Alvarelhão, conhecido localmente como Brancelho, é uma das castas tintas mais antigas de Portugal e uma verdadeira relíquia do património vitícola nacional.

Jan 22, 2026
3
min reading
DECANT
to find out more
Alvarelhão: a casta ancestral que renasce em MonçãoAlvarelhão: a casta ancestral que renasce em Monção

O Alvarelhão, conhecido localmente como Brancelho, é uma das castas tintas mais antigas de Portugal e uma verdadeira relíquia do património vitícola nacional. Referida já na Idade Média, esteve na base dos históricos vinhos “Pardusco”, que, entre os séculos XIV e XVI, foram os primeiros vinhos portugueses exportados em larga escala para Inglaterra.

Com diferentes nomes consoante a região — Pirruivo em Arouca, Pilongo no Dão, Alvarelhão no Douro e Brancellao na Galiza — esta casta sempre esteve ligada a vinhos de cor aberta, com acidez vibrante, frescura atlântica e notável longevidade.

“O Alvarelhão é parte da nossa história. É uma casta elegante, fina e única, que merece voltar ao lugar de destaque que teve em Monção e em Portugal.”

Anselmo Mendes

Os Vinhos Pardusco: herança e identidade

O termo “Pardusco” designava os tintos de Monção, mais leves na cor e no corpo, mas com grande capacidade de envelhecimento. Eram vinhos distintos, de cor rubi clara, frescos, com notas de fruta vermelha e mineralidade, que marcaram gerações e se tornaram famosos além-fronteiras.

Foi esta tradição que inspirou Anselmo Mendes a criar, em 2012, o seu primeiro Pardusco, dando início a um trabalho contínuo de recuperação desta herança vinícola.

“Recuperar o Pardusco foi recuperar memória, identidade e autenticidade. São vinhos diferentes, mas cheios de caráter.”

Anselmo Mendes

O projeto de recuperação

Para devolver vida a esta tradição, Anselmo Mendes iniciou a plantação de castas históricas tintas na sua Quinta do Rabo de Cuco, em Monção. Atualmente, explora 7 hectares, dos quais 5 ha são de Alvarelhão, estando os restantes dedicados a outras variedades ancestrais como o Pedral (Cainho dos Milagres) e o Verdelho-Feijão.

Através deste trabalho, procura valorizar não apenas a casta, mas também o património vitícola que fez a glória dos afamados tintos de Monção, promovendo vinhos elegantes, frescos e de grande autenticidade.

Uma visão de futuro

A linha Pardusco — com destaque para o Pardusco Private, feito exclusivamente de Alvarelhão — é hoje símbolo deste renascimento. Representa um olhar simultaneamente para o passado e para o futuro, resgatando uma tradição quase perdida e apresentando-a com rigor e modernidade.

Assim, o Alvarelhão, outrora relegado ao esquecimento, regressa para provar que os grandes vinhos tintos de Monção não pertencem apenas à história — são também uma promessa para o futuro.

Find out more

Are you over 18?

Thank you for visiting our website, we can't wait to show you everything. But first we need to confirm your age. By accessing it, you declare that you are of legal age to consume alcoholic beverages in the country where you are located.

Tem mais de 18 anos?Tem mais de 18 anos?